O professor de História tem como papel fundamental na escola, cabe a ele dentro da sala de aula ou fora o comprometimento com o o envolvimento de cada aluno. Diante das várias situações ocorrentes dentro da sala de aula é possível então ele intervir na socialização dessas crianças e adolescentes?
As grandes armas desse profissional em exercício acredito que são: a escrita, a literatura, acredito que o comprometimento com a educação seja essencial e também a ética na transmissão dos tais fatos históricos. O professor tem tanta influencia que é como se tivesse usando um megafone a cada aula dada. É baseado em suas pesquisas e estudos e o seu comprometimento com seu trabalho que vai fazer de nós, professores respeitados e principalmente ouvidos! É claro que temos que exercer o respeito mutuamente diante das diversas opiniões tanto políticas, como religiosas e até mesmo culturais diferenciadas dentre as regiões.
E mais do tudo é despertar o interesse em seus alunos, deixando a curiosidade no ar e não há nada mais interessante do que a História! Acredito que propor atividades para cada aluno pesquisar sobre o passado de sua família é um passo inicial para esse processo, é conhecendo a sí, conhecendo as suas origens que o aluno começa, diante da sociedade, se ver nela passando por cima de todos os obstáculos e encarando tudo com opiniões críticas. A socialização pode sim ser papel do professor de história, cabe a ele analisar e aproveitar elementos para trabalhar em cima dela, tendo dificuldades que muitos alunos passam inclusive hoje em dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário