quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Avaliar para conhecer? Sim!


              A avaliação não deve ser um instrumento de seleção e exclusão, pelo contrário, deve ser uma forma de conhecer melhor o aluno e o processo de aprendizagem. O grande drama que carrega a avaliação é a questão das notas. Bom, o que são as notas? Essas que carregam um enorme significado negativo e apreensivo da parte dos alunos. Todos sabem as situações que passamos quando o assunto é escolar e envolve exame e o impacto que isso causa, principalmente quando ao pegar uma prova vemos de longe a cor da caneta vermelha em destaque. Isso não é um bom sinal. A ideia é transformar esse método avaliativo em um instrumento com que façam todos adquirem o saber e apropriem-se dele reflexivamente, bem como eliminar aqueles que, depois de deixar a escola, não consigam adquiri-lo devido a fatores presentes principalmente na própria escola.
            A avaliação deve passar aos professores o que afinal? Deve constituir uma oportunidade real de demonstrar o que os sujeitos sabem e como sabem. O processo por inteiro pode ser compreendido com isso e não simplesmente notar que uma questão está errada. Evidenciar erros e também penalizá-los equivale a deter e inclusive interromper, a própria dinâmica do processo em desenvolvimento. Devemos portanto lembrar que sempre é tempo para aprender, e não para examinar. Não somos clínicos, portanto não temos o direito de dar um diagnóstico avaliando somente em cenários artificiais, pequenos aspectos do sujeito em questão, precisamos avaliar na totalidade do problema. Ok, eu viajei, mas fez sentido pra mim. (:
         Há também um ponto bem importante, nós aprendemos com a avaliação sobre nós mesmo, professores em seu exercício docente. Avaliar não somente os alunos com a conhecida prova, mas também todo o processo da exposição do conteúdo, se a turma o fez entender, se teve entendimento por completo e a presença da posição crítica que tanto esperamos. A aprendizagem, portanto é contínua, uma grande necessidade de conhecê-lo e também se conhecer com a avaliação escolar.


MENDEZ, J. M. A. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. 


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