Planejar consiste em avaliar, estudar, conhecer o caminho que se vai percorrer. É tarefa presente na vida de um professor, tem que se acostumar com o exercício que se da diariamente. O planejar a aula é preparar, mapear todo o caminho a ser percorrido e ter em mãos a dinâmica da aula, por mais que ela saia errado há sempre um jeito de trazer a questão inicial, isso é claro se o professor planejou e exerceu esse papel fielmente.
Analisar o contexto, a justificativa e a dimensão que a aula terá é importante. Se prevenir é a questão e todas as outras conseqüências serão fáceis de ser vividas. A grande questão é abordar um conteúdo de forma interessante aos olhos do aluno, bom, mas como isso é possível? Acredito que conhecendo eles há uma grande possibilidade de acerto, e o planejamento se dará de forma apenas contemplativa como algo que a turma se empenhará a realizar o que se pede. As vezes eu acho que fico muito no idealismo, romantizando e achando que a na hora H a turma vai, vamos dizer assim, fazer sua parte. Dentre as poucas experiências que tive com isso, percebi êxito ao realizá-las. Estagiei por 6 meses no Colégio Aplicação como auxiliar de professora na turma da 1ª série e todas as vezes que a professora não podia comparecer e solicitava que eu aplicasse tal tarefa ou filme que depois sempre geraria uma discussão, ocorria como planejado. Outra experiência foi quando fui expor uma “aula” ( de 30 minutos) na disciplina de contemporânea I sobre a Participação das Mulheres na Revolução Francesa, quando terminei algumas pessoas comentaram o quanto estava interessante e que chamou a atenção delas. Usei Power point e quadro. Não é querer contar vantagem, longe disso! Mas acredito que é possível sim preparar uma aula com conteúdo, de qualidade e que agrada a turma, a questão é saber a linguagem do público alvo e como abordá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário